Existem Irish Stouts para além da Guinness?!

Um século de domínio da Guinness sobre as stouts irlandesas não é por acaso. É tão perfeita quanto uma cerveja pode ser. Mas, da mesma forma que não podemos comer marisco todos os dias, por vezes estamos com vontade de uma cerveja irlandesa diferente. Nestas ocasiões, temos algumas de opções, tanto na Irlanda como por exemplo nos EUA.

Mas o que é uma “Irish Stout?

Antes de irmos às recomendações, precisamos diferenciar uma stout irlandesa de uma stout normal. Algumas das caracteristicas são um final mais seco do que outras stouts e a cevada torrada significa que os sabores dominantes de malte devem estar próximos de chocolate e café. Há um bom amargor de lúpulo para equilibrar a doçura do malte. É de cor escura, perto de um profundo vermelho. O seu baixo teor alcoólico significa que pode (e deve) ser servido em grandes canecas imperiais!

Comparando isto com a maioria das stouts “modernas” descobrimos que a Irish Stout é uma cerveja enganosamente refrescante.

MURPHY’S IRISH STOUT

Murphy's é o substituto quando a Guiness está esgotada. Não é como se houvesse diferenças enormes e divergentes de estilo entre os dois, mas é mais subtil. Qualquer coisa como comparar água de garrafa de diferentes marcas. A Murphy's é um pouco mais escura, mais pesada e mais torrada que a Guinness, o que a torna excepcionalmente adequada para beber durante os dias frios do início da primavera e obviamente também no Inverno. Murphy's é um pouco mais difícil de encontrar do que o Guinness, mas vale a pena quando não encontramos Guiness.

BEAMISH IRISH STOUT

Beamish existe há quase tanto tempo quanto o Guinness e provavelmente tem “amantes” ainda mais dedicados, devivo à sua distribuição mais limitada na Irlanda. Como a anteriormente referida Murphy, não é muito diferente e são as nuances que o tornam uma divergência satisfatória. A diferença está no torrado e amargor da Beamish, talvez devido à proporção um pouco maior de cevada torrada.

BRECKENRIDGE BREWERY | NITRO IRISH STOUT

Mercado “Americano” - A Nitro Irish Stout de Breckenridge é uma cerveja surpreendentemente leve para uma stout vinda de uma cervejaria americana. Normalmente seria de esperar um “murro” de lupulos e profundo torrado para prevalecer que seria uma cerveja preta americana, mas na verdade é uma cerveja suave, simples, agradável, suave, cremosa, de corpo leve, com um teor alcoólico perfeitamente razoável de 4,8%. Honestamente, se realizarmos um teste com os olhos vendados, teríamos dificuldade em diferenciar da sua inspiração irlandesa.

GALWAY BAY BREWERY

A Buried at Sea Milk Stout da Galway Bay Brewery supera algumas das características mais típicas da Irish Stout de duas maneiras, sendo a principal a adição de lactose e chocolate à cerveja, torna cerveja um pouco mais próxima das cervejas americanas do que as tradicionais irlandesas. Na verdade, uma boa maneira de pensar em Buried at Sea pode ser como um ponto médio entre uma American Milk Stout e uma tradicional Irish Stout. Buried at Sea é tão agradavél como qualquer uma das outras stouts, com sabores bem desenvolvidos e que convidam a uma segunda e terceira (e assim por diante) cerveja.

Anterior
Anterior

IRISH RED ALE

Próximo
Próximo

URTICAREA