O que é uma IPA?
O QUE SIGNIFICA IPA E QUAL É A HISTÓRIA DO NOME, “IPA?”
IPA significa India Pale Ale. Há uma história por trás do nome, que remonta ao Império Britânico e as suas colônias, mas a verdade é que “IPA” hoje evoluiu para sua própria e bela cerveja que simplesmente não pode ser comparada à origem histórica do estilo.
Embora uma cerveja com maior teor alcoólico e mais lupulada possa ter sido mais adequada para viagens longas e armazenamento de longo prazo, sabemos hoje que as IPAs são mais apreciadas frescas, geladas e não num barril de carvalho que esteve num navio a balançar por vários meses!
QUAL É O SABOR DAS IPAS?
Há uma coisa que temos sempre de contar quando se trata de beber uma IPA – sabor de lúpulo muito direto. Por definição, as IPAs são fabricadas para serem "hop-forward", o que significa que é acentuado o sabor amargo, frutado e floral contido no lúpulo sobre outros elementos do perfil de sabor. Não podemos esquecer o aroma também – beber de um copo sempre lhe dará todo o espectro mágico de qualquer cerveja que você estejamos a beber e apreciar.
ENTÃO MAS O QUE SÃO LÚPULOS?
Os lúpulos são semelhantes a pinhas do humulus lupulus, uma planta trepadeira de rápido crescimento. Existem dezenas de variedades distintas de lúpulo, mas todas pertencem à mesma espécie. Isso significa que os lúpulos Citra e Centennial cheiram e têm um sabor um pouco diferente um do outro, assim como os Granny Smiths são um pouco diferentes dos Honeycrisps. Novas variedades de lúpulo são desenvolvidas todos os anos por meio de reprodução. Existem variedades únicas encontradas na Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Alemanha, EUA e muitos outros lugares. O lúpulo é apenas um dos quatro principais ingredientes da cerveja (juntamente com grãos, água e fermento), mas nas IPAs, os lúpulos fazem toda a diferença. Como referenciamos anteriormente, as IPAs são um estilo hop-forward, os tipos de lúpulo usados é que determinam os principais sabores e aromas que experienciámos ao beber uma cerveja. Limão, toranja, grama, madeira, abacaxi, goiaba, morango, pêssego, chá e flores – até mesmo cebola e queijo – são todos sabores e aromas possíveis de serem encontrados nas variedades de lúpulo - os últimos dois ingredientes já temos algumas dúvidas :)
POR QUE GOSTAMOS TANTO DE IPAS?
Difícil de dizer! Gostamos porque podem ser ousadas e amargas, ou refrescantes e frutadas. Podem ser leves e nítidos, e podem ser pesados e intensos, os sabores Adoramos também porque combinam bem com uma variedade de alimentos e, se gostamos de picantes, então existem IPAs que podem mesmo amplificar o sabor de alimentos picantes!
Mesmo entre os fanáticos por IPA, os gostos de todos são diferentes. Alguns podem preferi-los com baixo teor alcoólico e turvo, alguns podem preferi-los cristalinos e com 7% ABV mais ousados, algumas pessoas preferem as IPAs duplos/imperiais mais pesadas. Algumas pessoas preferem lúpulos cítricos, ou talvez mais lúpulos de frutas tropicais, ou talvez lúpulos florais e herbáceos. Cabe a cada amante da cerveja decidir.