Cerveja de Natal

O Natal está à porta e com ele vem aquele cheiro a boa comida, o convivio com amigos, familia, troca de prendas, e para que todos estes momentos sejam perfeitos, falta uma bebida à altura. Obviamente cerveja!!! No que toca à comida, quer seja bacalhau ou peru, podemos combina-los na perfeição com cerveja.

Mas numa breve viagem pelo passado, há uma história antiga entre cerveja e Natal, que remonta aos anos 900 e aos vikings. Este povo celebrava o solstício de inverno, numa festa chamada de Jól, ou Yule em inglês, que começava a 21 de dezembro e durava 12 dias. Apesar de ser um período pré-cristão, esta festividade é vista como uma espécie de Natal dos vikings, e acredita-se que algumas das tradições que hoje conhecemos, como a árvore de natal, tenham sido iniciadas já nessa altura.

Na celebração do "Jól", era típico fazer-se uma cerveja caseira bem forte, para também corresponder ao rigoroso inverno nórdico!! A prática alastrou-se pela Escandinávia e por outros países, como a Bélgica e Inglaterra, tendo a produção comercial das chamadas cervejas de Natal iniciado nos séculos XIX e, atualmente, são bem comuns e podem ser encontradas um pouco por todo o mundo. Normalmente, são condimentadas com especiarias, como canela, cravinho, casca de laranja e/ou baunilha.

Tal como cerveja e Natal parecem estar juntos há séculos, também há pratos bem portugueses, como o bacalhau cozido e as rabanadas, que fazem parte da história das celebrações natalícias desde o século XVI. Por isso, combinar tradições e celebrações centenárias parece fazer sentido, ainda mais quando conseguimos casar tão bem os sabores.

Para acompanhar pratos mais ricos e gordurosos, o corte e limpeza no palato, sugerimos as Pale Lager. Cervejas de cor clara, ligeiramente dourada, sabor leve e suave com alguma frescura. Acompanhar bacalhau com uma Pale Lager é a nossa recomendação.

No caso do peru assado, algo que possa elevar o prato, é a complementar harmonização. Tanto o peru assado com a Amber Ale, apresentam sabores caramelizados, sendo que a cerveja disntingue-se na boca com notas ácidas e frutas, e funciona na perfeição à textura mais seca do peru.

Por fim, a deliciosa da rabanada! O ideal será uma cerveja preta como uma Stout. Geralmente com sabores torrados e amargos, café ou chocolate negro, vai combinar na perfeição com a doçura e a fritura das rabanadas. Também porque muitas Stout têm um teor alcoólico mais elevado, são a maneira perfeita de terminar a refeição numa noite especial como é a noite de Natal!

Anterior
Anterior

O que realmente é ser um cervejeiro profissional

Próximo
Próximo

ZAMBUJEIRA: a nova marca de cerveja do ALDI