03. O que é a cerveja?

PODCAST

-

PODCAST -

Sabias que a cerveja é composta por sensivelmente 95% de água?

Este e outro factos sobre cerveja já a seguir!

Então? Queres saber o que é a cerveja e como é que os nossos cervejeiros conseguem trazer-nos coisas maravilhosas com constante inovação e experiências novas? Então esta série de episódios é para ti.

Vamos ao primeiro! O que é a cerveja?

Basicamente, a cerveja é uma bebida fermentada com grãos de cereais e é composta por quatro ingredientes principais:

Lúpulo - Levedura (a grande responsável pela fermentação)Malte e, claro, água!

Esta é uma das partes mais importantes no processo de produção e que, mesmo assim, é negligenciada por muitos homebrewers. É importante perceber que os minerais presentes na água podem ser manipulados de acordo com o tipo de cerveja que se pretende fazer, e isso vai fazer uma enorme diferença no produto final.

Lúpulo

Há quatro principais razões pelas quais se usa lúpulo na produção de cerveja:

Confere-lhe amargor e equilíbrio com a doçura do malte;Dá-lhe sabor que não é necessariamente amargo, e confere-lhe características complexas que tornam a cerveja bem interessante;Responsável por aromas variados que resultam dos seus óleos;E dá-lhe estabilidade e capacidade de conservaçãoMalte

O grande responsável pela cor da cerveja. O malte usado vai ter um papel determinante no sabor da cerveja, na espuma criada pela proteína de cada um dos diferentes maltes usados e na sensação de mouthfeel, que é quando sentimos a cerveja preencher a nossa boca de forma intensa (o oposto à sensação de algo “aguado”).

Levedura

Sem isto, nada feito! A levedura não é nada menos do que a grande responsável pela conversão dos açucares que derivam do malte em… isso, álcool e dióxido de carbono.

Em episódios futuros analisaremos melhor as diferentes leveduras que podem ser usadas, mas para já deixo-vos com a base deste ingrediente. Existem dois tipos de levedura:

Leveduras ale – para fermentações a temperaturas mais elevadas Levedura lager – para fermentações a temperaturas mais baixas

Simples? Pode parecer, mas não é bem... mas para já é isto!

Anterior
Anterior

04. Ricardo Queirós e o mercado da cerveja artesanal, os festivais, machismo e alcoolismo

Próximo
Próximo

02. Ricardo Queirós e como tudo começou para o Catraio Craft Beer Shop