Bélgica - Museu sobre a Cerveja

Se és amante da cerveja, a Bélgica é um paraíso que merece ser explorado! Além das suas famosas cervejas trapistas e a variedade de cervejas de abadia, o país abriga um tesouro para os entusiastas da cerveja: o Museu da Cerveja.

O Museu da Cerveja dos Cervejeiros Belgas

A rica tradição da cerveja belga é mantida viva no Museu da Cerveja. Os visitantes podem observar utensílios, tinas de fabricação e fermentação, uma caldeira de fervura e material encontrado numa cervejeira do século XVIII. No aconchegante café, memórias de tempos passados podem ser revividas. Canecas, porcelana e artefatos de uma taverna do passado ilustram o que sem dúvida merece ser chamado de "Cultura da Cerveja Belga".

Ao longo dos anos, os cervejeiros belgas acompanharam a tecnologia. Séculos de experiência na fabricação de cerveja, investimentos no conhecimento necessário e técnicas melhoradas, bem como o respeito pela cerveja e pela natureza, são os pilares da indústria cervejeira belga.

Tradição com um olhar para o futuro: Os visitantes do Museu da Cervejaria percebem que isso é verdade dentro deste centro da mais recente tecnologia cervejeira e além disso, os cervejeiros belgas têm o prazer em oferecer um copo de cerveja deliciosa no café do Museu da Cervejaria.

O "Mundo da Cerveja Belga" abriu as portas no passado Sábado (9/9/2023) na antiga e imponente sede da Bolsa de Valores. Um projeto que pretende transformar o local numa atração turística da capital belga.  A Bélgica, um país de 11,5 milhões de habitantes, é sede de cerca de 430 cervejeiras, que geram 6.900 empregos diretos e outros 50.000 empregos indiretos, segundo dados oficiais recentes.  Além disso, a Federação dos Cervejeiros Belgas afirma que 70% de toda a produção é destinada à exportação. O bilhete no museu permite, além de conhecer detalhes da produção da cerveja belga, degustar a bebida num terraço especialmente projetado na cobertura do prédio.  No "Sky Bar" são oferecidas variedades de cerveja branca ou escura, âmbar, orgânica, apenas alguns dos 1.600 tipos de cerveja catalogados na Bélgica.  Antes de chegar ao terraço da degustação, o museu revê a história da bebida nascida na Idade Média europeia, relembra os ingredientes básicos e as múltiplas técnicas de produção.

Os mais criativos 

O passeio é apoiado por inúmeras telas sensíveis ao toque e até por uma "experiência sensorial". Uma sala especial propõe uma imersão total numa reprodução de um tanque de fermentação. O museu já recebeu críticas de pequenos produtores de cerveja, que vêem a iniciativa como uma plataforma promocional para grandes marcas e grandes grupos.

Anterior
Anterior

10 mitos da cerveja: verdadeiro ou falso?

Próximo
Próximo

Lugares para beber cerveja artesanal - Porto