10 boas razões para beber cerveja artesanal
Se bebes a cerveja comercializada em massa e produzida pelas principais cervejarias há muito tempo, então tens de experimentar a cerveja artesanal. As cervejas artesanais são feitas por cervejeiros locais e independentes que trabalham duro para criar sabores ricos e únicos que os cervejeiros macro quase nunca alcançam nas grandes cervejeiras. Aqui estão 10 boas razões pelas quais você deve beber cerveja artesanal.
1. Melhor sabor
A cerveja artesanal tem um sabor mais rico e distinto do que a cerveja aquosa produzida em massa. A maioria dos cervejeiros artesanais é apaixonada pelo sabor e sabor da sua cerveja. Eles investem o tempo e a energia necessária para manter ou melhorar a qualidade da cerveja em vez de se concentrarem em grandes campanhas de marketing principalmente televisivas.
2. Maior Variedade
A cerveja artesanal oferece mais opções do que as cervejas comuns vendidas pelos grandes marcas. Em Portugal, existem centenas de deliciosas cervejas artesanais, em que todos os produtores esforçam-se para criar uma mistura única de ingredientes para te dar uma cerveja sobre a qual vais certamente falar.
3. Benefícios para a Saúde
A cerveja artesanal oferece alguns benefícios importantes para a saúde porque contém antioxidantes, proteínas e complexo de vitamina B. É uma boa fonte de silício e alguns estudos científicos recentes mostram que o lúpulo pode atuar como uma barreira contra o declínio gradual das funções cognitivas do cérebro. Beber cerveja artesanal regularmente (com moderação, é claro) pode fornecer esses benefícios por causa dos ingredientes de alta qualidade usados para prepará-la.
4. Melhores Conversas
Sempre que saíres para beber cerveja artesanal com os teus amigos, vais ter uma chance de iniciar uma boa conversa sobre o sabor e a qualidade da cerveja. Isso pode levar a outras discussões inteligentes sobre o estilo, origem, ingredientes e outras características interessantes do tipo de cerveja que estás a beber e não só! Começa hoje a beber cerveja artesanal e diz adeus ao tédio!
5. Mais Álcool
A maioria das cervejas artesanais oferecerá mais álcool em volume (pelo menos 5 a 10 por cento), mas algumas até fornecem até 20 por cento. Infelizmente, as cervejas das grandes produtoras normalmente produzem até 5%. É por isso que eles são normalmente chamados de 'água de cerveja' produzida em massa.
6. Menor custo
A maioria das cervejas artesanais é pelo menos duas vezes mais forte do que a “água de cerveja” vendida pelas grandes cervejeiras. Então, normalmente, precisas consumir cerca de 4 a 6 cervejas destas quando comparas com o que bebes em cerveja artesanal, e também vais apreciar o forte sabor de alta qualidade numa porter, stout, IPA ou pale ale. Portanto, não precisas consumir mais de 3 litros antes de ficar satisfeito. Isso também reduzirá a pressão na bexiga e vais fazer menos viagens ao WC.
7. Melhores Ingredientes
Embora a cerveja seja feita de: água, lúpulo, grãos e fermento, a maioria das cervejarias locais garante que elas usam os melhores ingredientes de qualidade para fazer sua cerveja. Uma visita à cervejaria artesanal mais próxima, vai revelar que eles usam ingredientes frescos e cultivados organicamente de alta qualidade. Na verdade, quase todas as cervejarias artesanais estarão de portas abertas para te deixar ver os ingredientes que utilizam e o processo de fabrico da cerveja artesanal.
8. Uma cerveja para cada estação
Durante o inverno, outono ou primavera, podes obter cervejas artesanais que são feitas principalmente para essa época do ano. Em vez de beber a mesma cerveja aquosa chata durante todo o ano, por que não beber algo refrescantemente diferente durante cada estação, como cerveja feita do barril envelhecido durante o inverno e a excepcional cerveja de abóbora durante o outono?!
9. Apoiar a Economia Local
Beber cerveja artesanal feita localmente ajuda a apoiar a economia da comunidade onde vives. Além disso, a maioria das cervejarias artesanais vão estar presentes nos festivais de cerveja em determinadas localidades, e ajudam a comunidade a prosperar.
10. Fabricação de cerveja ecológica
A maioria dos cervejeiros locais trabalha duro para manter práticas ambientalmente sustentáveis. Eles fazem compostagem, oferecem grãos utilizados aos agricultores locais e até usam fontes alternativas de energia. As cervejarias artesanais estão mais preocupadas com práticas ecológicas do que com ganhar uma enorme quantia de dinheiro. Além disso, cada vez que fazes uso de um growler reutilizável, estás a ajudar a reduzir o desperdício.